
Neste novo pensar sobre as práticas de Estágio Supervisionado do curso de Licenciatura em Computação me vem em mente sugestões de Atividades Pedagógicas que podem ser planejadas e colocadas em prática durante o período de Regência.
Pensando na finalidade principal do Estágio que é proporcionar ao aluno vivência na prática das experiências da sua formação proponho as seguintes situações:
- Utilização do computador para revisão das matérias (disciplinas) trabalhadas pelos professores das escolas.
- Desenvolvimento de Alunos especialistas, que serão aqueles que irão colaborar com o professor regente no momento da utilização do computador em suas aulas. Para isso ele será capacitado para poder ajudar os outros alunos com as dúvidas.
- Indicação de sites para pesquisa. O estagiário fará uma seleção de sites pertinentes aos assuntos visto em sala de aula e os disponibilizará aos alunos das séries de ensino fundamental e médio.
- Propor aos professores que insiram no seu plano de ensino semestral ou anual a informática como mais um recurso para realizar o aprendizado. Os estagiários ao desenvolverem o Projeto de Estágio entrariam em contato com os professores interessados e assim fariam a programação para o próximo semestre.
- Uma outra situação que nós estamos esquecendo que também pode ser tratada é o treinamento em software de gestão acadêmica que é muito importante para a escola e faz parte do conjunto educacional visto como um todo.
- Utilização do Linux Educacional
- Noções de hardware
Mini-curso: conhecimentos elementares que o público alvo necessita para as atividades com o computador em sala de aula. Ex: informática básica
Seminários: momento de exemplificar as diversas formas de aplicação da informática educativa. Ex: WebQuest.
Regência: Utilização do computador como ferramenta de apoio as aulas de matemática, lingua portuguesa, geografia, história, etc. Ex: utilização de softwares educativos.
Monitoria: Auxílio ao professor responsável pela turma durante as suas aulas.
O aluno estagiário deve viver a realidade da escola e não apenas fazer uso dela. Deve procurar participar das reuniões, se informar sobre os objetivos da escola, seu calendário, etc.
Bom, no momento é isso, espero que possam colaborar para que essas idéias melhorem e que apareçam outras para que não fiquemos dependentes apenas do "básico", ou seja, o trivial na vida de um professor que é sala de aulas, lousa e giz.
Olá...!
ResponderExcluirTenho uma recomendação.
Seria muito proveitoso se os estagiários efetivamente lessem propostas e experiências já realizadas nas Escolas e descritas, por exemplo, em monografias a respeito.
Fui estagiária e sei muito bem que muitos procuram realizar as atividades mais triviais possíveis, até mesmo porque a limitação do público alvo nesta área costuma exigir tal adoção.
Sei tbm que é difícil encontrar excelentes propostas e muitas vezes a universidade não dispõe de recursos suficientes pra cobrir essa demanda do Curso de Licenciatura em Computação.
O estagiário tem que realmente se empenhar, pesquisar a respeito e ler bastante. Esse é o ponto chave da questão: leitura e pesquisa sobre as propostas de aplicação da informática na Educação.
Existem excelentes monografias, teses e dissertações a respeito disponíveis na internet em bancos de dados próprios. O estagiário e acadêmico pode deliciar-se nas leituras! Fará diferença na sua vida profissional futuramente.
É isso ai, professor. Boas recomendações as suas. Cobre agora a leitura profissional dos seus queridos estagiários!
Até a próxima.
Eliane.
Licenciada em Computação pela UNEMAT, Campus de Colíder.
(Estou pegando carona nas suas postagens... rs)